terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Mostra internacional “Sementes da Mudança" em Santarém

clique para ver o cartaz
Na próxima quinta-feira (2/2), Santarém inaugura a exposição “Sementes da Mudança – a Carta da Terra e o Potencial Humano”. A mostra, que aborda diversos exemplos e experiências de sustentabilidade em todo o mundo, estará aberta ao público no Paraíso Shopping Center, de 02 a 12 de fevereiro, com entrada gratuita.

Criada pela Soka Gakkai Internacional (SGI) e pela iniciativa da Carta da Terra, no Brasil, a mostra é promovida pela Associação Brasil SGI (BSGI), e apresenta 30 painéis ilustrativos e educativos. 
“O objetivo é alertar e conscientizar as pessoas sobre o poder e a responsabilidade que cada indivíduo possui para empreender uma mudança positiva na comunidade em que vive”, comenta Paulo de Tarso Dutra, coordenador da BSGI em Santarém. 


 

Mostra premiada

Apresentada pela primeira vez na Conferência Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, em Joanesburgo (África do Sul), em 2002, quando conquistou o terceiro lugar na categoria das exposições independentes. A mostra foi traduzida para várias línguas e na versão em português tem uma inédita ala brasileira sobre “Ambiências Urbanas: Sujeitos e Ambientes em Constante Transformação”. 

São 30 painéis onde o visitante poderá observar a situação mundial do meio ambiente; os conceitos de sustentabilidade; a Carta da Terra; a educação ambiental transformadora; propostas elaboradas pelo Dr. Daisaku Ikeda, presidente da SGI, para as questões ambientais; apresentação de iniciativas locais, como as de Wangari Maathai que visa coibir o desmatamento em seu país, o Quênia; as de Rajendra Singh que construiu um johad (pequeno açude) para armazenar a água da chuva, no Rajastão, Índia, assolado pela seca; e as de Elizabeth Ramirez que ajudou a abrir centros educacionais nas comunidades rurais da Costa Rica, para a proteção ambiental e promoção do desenvolvimento da mulher.

Parceiros

A exposição “Sementes da Mudança” conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Santarém, 5ª Unidade Regional de Ensino da Secretaria de Estado de Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES), Centro de Projetos e Estudos Ambientais da Amazônia (CEPEAM), Associação Brasil SGI, SGI e Carta da Terra Internacional.

SERVIÇO
Para obter mais informações acesse http://sementes.bsgi.org.br/
O que: Exposição “Sementes da Mudança – a Carta da Terra e o Potencial Humano”
Onde: Paraíso Shopping Center (Av. Mendonça Furtado, 3551.)
Quando: Aberta ao público de 02 a 12 de novembro de 2011 – De segunda a sábado das 10 às 22h, e domingo 16 às 22h. Entrada gratuita.
Coquetel de abertura: Dia 02/02/2011, às 9h, para autoridades, imprensa e convidados.
Agendamento de grupos de visita: (93) 9128-0763 e sementesdamudanca@gmail.com

REALIZAÇÃO
· Carta da Terra Internacional
· Soka Gakkai Internacional
· Associação Brasil SGI
· CEPEAM - Centro de Projetos e Estudos Ambientais do Amazonas

APOIO INSTITUCIONAL
· Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
· Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES)
· 5ª Unidade Regional de Ensino da Secretaria de Estado de Educação 

Fonte: Paraiso Shopping Center

Nenhum comentário:

Postar um comentário