sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Primeira excursão geológica acontece hoje em Alter do chão

O projeto Roteiros Santarenos faz sua primeira excursão geológica nesta sexta-feira, dia 24. Alter do Chão é a primeira comunidade visitada pelo grupo, que terá como coordenadores os professores Bernhard Peregovich e Wolfram Berner. A excursão saíra às 6h30 do Campus Tapajós da UFOPA, e os participantes que se inscreveram por e-mail e receberam a confirmação da coordenação devem comparecer, impreterivelmente, no horário marcado, com o termo de compromisso assinado.

A excursão “Formações de Alter do Chão” tem como objetivo proporcionar aos participantes o exercício de um olhar diferenciado sobre as paisagens naturais. Além disso, a excursão tem um caráter de experimentação da rotina de um trabalho de campo na área de Geociências.

Durante a atividade, os participantes, a maioria estudantes em formação, receberão conhecimentos sobre o patrimônio cultural e geológico da Região Amazônica no Oeste Paraense, especialmente sobre a vila de Alter do Chão, com sua história e suas praias, lagos e igarapés, a densidade florestal e solos.


O projeto Roteiros Santarenos é vinculado ao programa de extensão “Cultura, Identidade e Memória na Amazônia” do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) e promovido pelo Programa de Ciências da Terra do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG). Pretende mobilizar a comunidade acadêmica e a sociedade santarena em geral para a necessidade de conhecer a geologia e a história da formação do lugar, realizando-se um tipo de turismo voltado para a conservação   o geoturismo.

Ao todo, estão programadas 10 excursões a lugares que representam o grande potencial turístico de Santarém. Em cada excursão a comunidade poderá participar por meio de inscrição. 


Fonte: Notapajos

Nenhum comentário:

Postar um comentário