quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Santarenos se ofendem com 'A selvagem de Santarém' da Globo


A imagem acima, postada pelo internauta Afonso Pinheiro, foi compartilhada por mais de 2.900 internautas e mostra o lado negativo que o episodio 'Santarena selvagem' tem causado aos moradores da região retradada na minisserie global 'As Brasileiras'. A pedagoga santarena Herica Cordeiro disparou em seu facebook:
'Indignada com esse programa da Globo Selvagem de Santarem, mas que droga só fazem porcaria ou dizem a nosso respeito. Quando escreveram sobre as mulheres do Rio de Janeiro foi assim: AS NOIVAS DE COPACABANA, para Santarem as selvagens. Santarém deveria desligar os televisores para que ninguém visse essa pouca vergonha da Globo. Eu não faço parte dessa imundice!' 
Assim como o desabafo da pedagoga, milhares de internautas tem postado nas redes sociais o desconforto que sentem vendo como a mulher santarena vem sendo retradada na minisserie.


Blog Cidade de Santarém

10 comentários:

  1. eu me orgulho de ser santareno nasci aqui e aqui quero morre tenho a prai mais linda de agua doce tenho a maior floresta nativa do mundo tenho a maior baiha de agua doce do mundo falam tanto da gente e so vivem aqui querendo retrata e dizer que somos indios pelo menos aqui nos vive bem seus bandos d otarios aqui nos toma e leite tirado da vaca e nao em caixa aqui nos come e queijo feito na ohra e nao industrializado kkkkkk eu amo minha santarem

    ResponderExcluir
  2. Moro na Europa e aqui as pessoas vislumbram-se só de ouvir a palavra "Amazônia".A idéia que muitas têm de que só há animais selvagens e índio é natural porque não conhecem, porque sabem da dimensão da nossa terra.E só por ouvirem falar.MAS NÓS CONHECEMOS!!!! nós que somos filhos da terra! queiramos ou não é uma forma de divulgar nossas belezas , o pior seria sermos esquecidos.Não devemos deixar coisas tão pequeninas abalarem nossas estruturas.Temos coisas maravilhosas em nossa terra, o que em países de primeiro mundo não existe e nunca vai existir.Os europeus e outros povos, nos invejam por sermos da Amazônia. Deixemos isso pra lá....e mais nada!!!!

    ResponderExcluir
  3. Produção de São Paulo até Santarém-PA MARAVILHA!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Acho que está havendo má interpretação desta obra da globo pelos que se sentem ofendidos.
    Sou paraense orgulhoso, apoio tudo que enaltece minha terra e ví o programa ontem apenas por retratar esta cidade maraviljhosa que é santarém e que infelizmente ainda não conheço.
    Bom ou ruím, a Globo anda fazendo uns afagos nos nossos egos já há algum tempo, visto que ela está perdendo audiência para a Record justamente aquí. Até uma novela inteira será rodada na ilha do Marajó.
    Deixemos de pavulagem e vamos aproveitar este triângulo amoroso (Record/Pará/Globo).

    ResponderExcluir
  5. Muita gente pensa que ser índio é ser apenas uma pessoa normal pelo fato de se vestir e de se alimentar da mesma forma que o não índio.
    Por esse motivo quero chamar sua atenção.
    Imagine o Brasil há 500 anos atrás ou até mesmo sua cidade á 50 anos atrás.
    Você notará que houve transformações não é mesmo?
    Ou o carro de 50 anos atrás será o mesmo modelo?Certamente que não,pois então?
    O ser humano evolui na medida que os anos vão passando e a partir de sua evolução vão transformando seu espaço.Da mesma forma nós índios somos:seres humanos e evoluímos,não somos incapazes como é a concepção de muitos.COMO POR EXEMPLO A GLOBO

    ResponderExcluir
  6. O.Jr Bentes.

    O estigma que vai ficar da selvagem de Santarém: piranha, ninfomaníaca, infectada com várias doenças sexualmente transmíssiveis, "de comer tantos homens..." lógico, sem usar caminsinha...

    e o sairé o que é!?

    Encenação da lenda do boto, pedófilo sedutor de menores pré-adolescentes ou crianças.

    "... e dançou a noite inteira com uma bela cunhantã.."

    E o que é uma cunhantã!?

    Diminutivo de cunhã, menina, pré-adolescente, criança, então o que é o sairé!?

    ResponderExcluir
  7. A história foi linda e super bem contada, mas se trata de uma obra para televisão não e uma biografia da cidade muito menos das pessoas que lá vivem, isso é apenas um conto que traz as belas paisagens de Santarém fico triste por meia duzias de cidadões preconceituosos, poís o Brasil e feito dessa mística mistura de cores, raças e alegria. O povo do Pará e conhecido no Brasil pela beleza e raça e garra... Viva o Pará e viva Santarem

    ResponderExcluir
  8. Quem não sabe o que é uma piriguete, pequena piranha, em Santarém!? Foi isso o que o episódio mostrou, ou vcs não viram, o Furtado se referindo a ela: "não, não é uma índia, é uma piranha”, e depois ela mordendo ele dentro da água, depois a cobra tatuada, estigmatizada aos 12 anos, quando foi "furada", ou achavam que ninguém sabe qual é a realidade de Santarém!?

    O episódio só mostrou, na linguagem do cinema, uma estrutura muito arcaica que existe na mentalidade de muitas santarenas.

    ResponderExcluir
  9. É preferível ter a imagem de selvagem do que aquela das Noivas de Copacabana, e a estória foi muito bem explicada como sendo uma brincadeirinha entre amigos, exatamente com aqueles que ainda pensam que aqui no Norte é tudo índio...mas é bom sabermos que temos algumas tribos remanescente pra podermos lembrar de onde viemos!!! As imagens e fotografias da Selvagem (da lindíssima) Santarém afagaram minha saudade!!!!

    ResponderExcluir
  10. Como ninguém comentou antes, vou repetir, Santarém precisa de um curso de Comunicação, bem que o Emano poderia abrir logo a sala dele para discutirmos cinema.
    Duas coisas óbvias do episódio, primeiro o título selvagem, que nos remete de imediato ao paganismo. Será que as mulheres santarenas fingem que são cristãs!? e vão para igrejas só para tirar de tempo!? ou o catolicismo pagão aqui é escancarado!? uma das coisas que eu mais desejei foi nos separarmos de Belém, e tirarmos o estigma, que deriva do círio de nazaré.
    Outra ninguém percebeu o nome da tribo Kaiakunamani.
    O que significa mani!? mandioca. Logo o nome da tribo é kaiakunamandioca...

    ResponderExcluir