segunda-feira, 23 de abril de 2012

Rio Amazonas invade Município de Óbidos

A cheia continua preocupando moradores e autoridades do município de Óbidos, localizado na região da Calha Norte, no Oeste do Pará. A cada dia as águas do rio Amazonas avançam mais e os perigos e transtornos aumentam. Comparando com o mesmo período de 2009 a cheia está um pouco menor, segundo o senhor Eder, que é responsável pela medição da água diariamente. A Defesa Civil já está agindo na cidade e no interior, resgatando desabrigados para abrigos que já estão prontos para receber os atingidos da cheia.

Segundo informações, a Defesa Civil está fazendo um levantamento dos pontos críticos para depois enviar ao governo, a fim de que seja providenciada a ajuda necessária. Enquanto isso, moradores e comerciantes da frente da cidade vão fazendo suas marombas para facilitar acesso aos estabelecimentos comerciais.

A Prefeitura de Óbidos decretou “Situação de Emergência” em virtude da enchente do rio Amazonas que atinge o Município e muitas famílias já estão desabrigadas em várias comunidades do Município.

Em entrevista a uma rádio da cidade, no último dia 16, o prefeito Jaime Silva falou do decreto de Situação de Emergência que ainda vai tramitar e que “tem um procedimento que ainda vai para Brasília, o qual, uma vez homologando, reconhece realmente se o Município de Óbidos se encontra em situação de emergência”, informou Jaime.

Segundo a representante da Defesa Civil em Óbidos, a Sra. Ivonete Lopes, já foram atingidas pela enchente 500 famílias, em 20 comunidades da Terra Firme; e na Várzea foram atingidas 1.472 famílias, em 39 comunidades, ou seja, são 1.972 famílias atingidas, fora as famílias na sede do Município, principalmente as que habitam as margens do Laguinho.

Quanto a assistência a essas famílias, Jaime Silva comentou que: “Paramos todos os serviços e só vamos ficar com os serviços essenciais, é justamente por isso, para que todo os recursos que o Município tiver e o que nós conseguirmos, socorrer essas pessoas”.

“Queria aproveitar aqui, para pedir, se a Defesa Civil chegar e disser que as pessoas tem que sair de suas casas, por alguma razão enchente, constantes chuvas ou morros desmoronando que as pessoas saiam de lá. A Prefeitura está alugando algumas residências para abrigar essas pessoas e que elas não resistam. Pra resguardar a integridade das pessoas e da vida humana, a Defesa Civil tem autoridade, até se for preciso, de requerer força policial para retirar as pessoas. Então, pediríamos a compreensão de todos”, finalizou Jaime Silva.

A Defesa Civil está funcionando em um prédio ao lado da COSANPA, onde equipes estão sendo formadas e atenderá em forma de plantão, para dar apoio às pessoas que precisarem.

Conforme informação,  parte da cidade onde já se encontra alagada, funcionários da Prefeitura já estão construindo as pontes, para que a população possa circular durante a cheia coma mais segurança.


Fonte: O impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário