sexta-feira, 1 de março de 2013

Delegado fala sobre Neon Eletro



Diariamente chovem na internet promoções "imperdíveis". São Tablets, smartphones e televisões de última geração que são vendidos a preços irrisórios, o que por si só já deveria deixar o cliente em potencial alerta vermelho. Como é possível determinada empresa cobrar um valor tão mais baixo ao praticado no mercado convencional? O ReclameAQUI conversou com José Carlos Freitas de Cara, delegado encarregado no caso da loja investigada por fraude, Neon Eletro.


Qual é o motivo dado pela Neon Eletro pelo preço tão baixo?

Sua defesa é de que consegue alcançar valores tão agressivos negociando a compra de
grandes volumes direto com as fabricantes, o que resulta em descontos e abatimentos fiscais.

Como o site conseguiu enganar tantos consumidores?

Uma das hipóteses de como o grupo mantém este esquema é a de que a cada três compras, uma é de fato efetivada, o que gera um cliente satisfeito, e sua possível reclamação positiva, para dois clientes insatisfeitos e suas quase garantidas reclamações negativas. Outra tática usada pela Neon Eletro é a mudança periódica de nome: já respondeu como Ofertone, New York Sports, Ximportados. Porém, há duas pessoas com nomes recorrentes nas reclamações dessas empresas: José Henrique Casale Júnior e Sonia Maria Vilar Casale.

Como o consumidor pode ser proteger de casos como esse?

A Neon Eletro oferece produtos muito mais baratos do que os praticados pela concorrência, isso por si só já deveria deixar o consumidor desconfiado, instigado a saber o motivo desta disparidade. É importante comparar preços, fazer uma busca na internet sobre o que estão falando sobre determinado produto ou empresa, julgo o ReclameAQUI como uma fonte idônea neste tipo de pesquisa.

Como este grupo se mantem?

Ainda não há um estudo concluído sobre como ele se mantém, mas há um inquérito instaurado, que levantou que a Neon Eletro já mudou de nome três vezes e tem filial em Mato Grosso do Sul. O Objeto deste inquérito é descobrir como e por que eles cresceram desta forma.

Acredita que a veiculação de grandes anúncios em portais e emissoras de televisão são táticas para atingir as camadas mais simples da população?

Não posso afirmar certamente o intuito deles era expandir, atingir grande parte da população, não necessariamente a mais simples.

Quais caminhos, o consumidor deve seguir ao perceber que caiu em um golpe?

Antes de fechar alguma compra, principalmente pela internet, o consumidor deve procurar dados sobre a empresa, tais como CNPJ, comentários de clientes (positivos e negativos), redes sociais, etc. Já o caminho a ser seguido pelo consumidor que se sentiu lesado após a constatação de que a empresa pratica golpes é procurar a polícia para registrar o fato ocorrido. Daí a importância em se guardar recibos, notas fiscais e cartões de garantia. Eles são a arma que o cidadão tem para se defender, são provas.
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Fonte: ReclameAqui

Um comentário:

  1. as noticias da neon sao mentirosas.falam sem saber o que realmente aconteceu, querem fazer noticias atraves de espiculacao. Por isso que o mundo esta assim,cheio de maldades.

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