terça-feira, 9 de abril de 2013

Allan Robert: 'Progresso ou ilusão?'

Ouro, Bauxita, Petróleo, Gás Natural, entre outros riquezas naturais e o próprio comércio em si. O Oeste do Pará tem tanto potencial e vive de forma mesquinha, a falta de interesse da grande maioria da população é lamentável! Quando reclama, fala apenas com os cotovelos e não através de documentos formalizados e estudos de impactos. Um exemplo básico: fila de banco, alguém vai a gerência reclamar a demora na fila? nunca vi! mas choramingar na fila isso sim, tem muito! A informação gira em torno dos que se interessam, e normalmente quem se interessa são investidores, e quem quer investir precisa de estrutura pessoal, profissional e POUCO FAZ pela estrutura dos locais onde se investe. É aí que entra a população pra exigir e não reclamar com os cotovelos. 

Vai se explorar, que se explore as riquezas, porém o mais justo é que a maior porcentagem contratações sejam regionais, não tem gente capacitada? cadê o governo que dá bolsa mais não dá estudo de qualidade? Que índice de investimento nas estruturas nos locais(cidades) seja ao nível de retorno que terão com seus inve$timentos. Falo isso tudo, porque é notório o desinteresse dos mercenários, leia-se empresas de Minas e Energia, um grande descaso onde passam. Isso acontece desde a época da Exploração da Borracha chegando agora aos dias de hoje com Hidrelétricas e Estudos para exploração de Petróleo e Gás. Meu sentimento é apenas de lamento em, infelizmente ver que, como andam as coisas, apenas o rico vai ficar mais rico e o pobre com mais bolsas. 

Enquanto o bem estar geral de uma cidade só piora. Uns soltam os cachorros nos políticos mas não formalizam documentos, não levantam dados por escritos e sim apenas de palavras que se perdem ao vento, políticos ganham seus votos e somem (conheço poucas exceções), e no fim a população fica nessa rotina de vida até ir pra debaixo da terra, enquanto poderia ter vivido em um ambiente mais digno de um ser humano(serviços sociais e não apenas entretenimento (danças, shows e papei noel da prefeitura), com mais respeito pra sua saúde, respeito por onde anda(infraestrutura), respeito ao acesso de informação(educação), gosto sempre de falar: "Quando você vai a uma secretaria, a um órgão público, você não vai pedir favor a ninguém e sim solicitar COM PAPEIS, DE FORMA INTELIGENTE E EDUCADA algo que você ou um grupo de moradores necessitam e, NECESSIDADE NÃO É LUXO a palavra em si fala! Quando vc paga por algo(iluminação pública, IPTU, taxa bombeiros, DPVAT, cosampa, ninguém tá fazendo favor pra você e sim é uma forma de você COBRAR por algo oferecido NÃO DE GRAÇA."


Escrevo isso depois de ler sobre a Georadar em Santarém só agora está passando informações para a população sobre seus estudos de Petróleo em uma imensa área, depois de estar em Altamira e ver o descaso do Consórcio Belo Monte e MESMO ASSIM querem construir Hidrelétricas no Tapajós (Hoje mesmo o Ministro de Minas e Energia estava em Belém falando disso), depois de ver em Juruti o quanto a Alcoa poderia ter feito além de alguns asfaltos que se perdem sem esgoto. Como só agora, nos 45 do segundo tempo a MRN construiu um hospital em Terra Santa, em saber que onde deveria ter progresso teve e está tendo apenas ilusão. MAS a população está aí, feliz da vida! uau! que asfalto pretinho!! uau!! que bolsa boa do governo!! Que hospital sem equipamentos, sem remédios e profissionais da saúde excelente!! uau!!  O que você pode fazer? primeiro: quando souber de reuniões de Empresas de Exploração vá lá, participe mas antes se informe com o dr.google o que tal empresa faz, junte-se com outros porque assim se tem mais voz. Palestras contra e favor, participe, crie sua opinião, mas só vale se for a sua e bem formada. E na política? não se venda pensando em cargos, porque eles duram no máximo 4 anos, e você não vive apenas 4 anos. Não vote porque vc conhece ele, vote pelo que ele já fez e não pelo que ele falou, simples.

Allan Robert, Diretor da Ônica Tecnologia da Informação, via Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário